quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GUERRA URBANA NO RIO DE JANEIRO

A onda de violência que se encontra mergulhada a " cidade maravilhosa" causa medo e terror em todos nós, o medo dos ataques, dos tiroteios, das balas perdidas que tem levado tantas vidas... Mas é preciso diante dessa situação de barbárie nos questionar: Contra quem é esta guerra? se engana quem acha que os atos que agora são noticiados na Tv são novos, um histórico da violẽncia no Rio mostra que é bem remota essa onda.
questionamos, dessa forma,onde está o direito do cidadão, previsto constitucionalmente, o direito de ir e vir? os incêndios nos onibus nos assustam, os ataques a carros em movimentadas avenidas também, mas não sejamos ingênuos a achar que esse medo que se propagou  Brasil afora, chegou aos lares dos moradores de favela agora, na ultima semana. Os moradores de favelas sabem que esse medo tambem é antigo, o desafio de sair de casa, ir trabalhar, o medo de dormir, de não acordar por conta de uma bala perdida, é antigo.
 Sem citar as tantas mortes historicamente causadas pelas invasões da Polícia nas favelas.
Enfim, nada justifica os atos violentos que estamos vendo atualmente, mas é bom que estejamos atentos pois se para nós, é algo que nos traz medo e terror, o que dizer dos favelados que convivem com isso diariamente e além de conviver com a incerteza da vida amanha, convive também com o preconceito de tantos, que acham que quem mora na favela é bandido e que poliíia de verdade entra e mata...

Um comentário: